Mostrando postagens com marcador Reflexões. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Reflexões. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ONDE ESTÁ O EVANGELHO?




Onde está o Evangelho? Tenho visto cultos em várias igrejas e conversado com vários daqueles que se denominam “crentes”, mas não tenho conseguido enxergar, com raras exceções, o genuíno Evangelho de Cristo nestes lugares nem nestas pessoas.

Tenho ouvido pregações interessantes, muitas delas super bem-humoradas, que levantam meu astral, me fazem sentir extremamente importante e, a cerca dos meus planos e projetos, insistem que se eu me esforçar alcançarei meus objetivos nesta vida; basta seguir oito ou dez passos para sucesso garantido. Mas onde foi parar aquela antiga preocupação com uma vida além desta? As pessoas utilizam um linguajar diferente; um “evangeliquês” (como diz João Alexandre1), que inclui palavras do tipo: “varão”, “vaso”, “benção”, “paz do Senhor”, “servo (a)”, “mistério”... Mas cadê aquele velho papo sobre pecado, arrependimento, santificação, céu e inferno?

“Inferno??? Pega mal; espanta!”, alguém vai dizer. Está fora de moda pregar sobre estas verdades bíblicas. Dirão ainda: “não importa se Jesus foi o maior expositor da doutrina do inferno, talvez isso funcionasse na época dEle, mas não funciona na nossa; as igrejas secarão se pregarmos sobre isso. O importante hoje são os “resultados” e isso nós temos obtido, é só olhar as igrejas lotadas; de tendas à santuários (isso para não falar do ainda em construção “Templo de Salomão”) o Brasil está cheio!”.

Talvez eu seja um pessimista. Talvez o problema esteja em mim, pois, por mais que eu me esforce, eu não consigo enxergar esses tais “resultados”. O que querem que eu entenda por “resultados”? Templos lotados? Baladas gospel? Pessoas em êxtase, com lágrimas nos olhos e mãos levantas, sendo conduzidas pela música, dizendo “Senhor eu te quero”, “preciso de Ti”, “estou apaixonado”, “abraça-me”, “estou enfermo de amor”...? Estes são os “resultados”? Se são estes, só me resta lamentar e chorar, pois se tudo que sobrou se resume a isto, o que se pode concluir é que Deus não está mais na igreja! Jesus declara: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo” (Ap 3.20 – NVI). Estas palavras foram dirigidas a igreja de Laodicéia, mas poderiam muito bem ser dirigidas a igreja evangélica no Brasil. Nós estamos cultuando um Cristo que está do lado de fora da igreja, batendo na porta e pedindo para participar do nosso culto, mas nós não O escutamos; o show aqui dentro é muito bom e a música muito alta.

Os lobos invadiram o aprisco; clamem desesperadamente, ovelhas, pelo bom Pastor ou não haverá salvação. Precisamos nos voltar mais uma vez para as Sagradas Escrituras e ouvir mais uma vez o brado dos reformadores “sola Scriptura!!!” (somente a Escritura!!!), a fim de recuperarmos as velhas doutrinas contidas no Evangelho do Senhor. Numa época em que tantos surgem auto intitulando-se “pastores (as2)”, “bispos (ou bispas3)”, “apóstolos (as)” e até “patriarcas4”, são as velhas doutrinas de Cristo e dos Apóstolos (os quais os nomes podemos encontrar nas páginas do Novo Testamento), e não as pós-modernas invencionices humanas, que nos manterão à salvo das bocas destes lobos vorazes.

Basta!!! Não podemos mais ficar calados diante deste cristianismo superficial, onde o crente é definido como alguém que levantou a mão durante algum apelo, foi batizado, tem seu nome no hall de membros da igreja e dá dez por cento daquilo que ganha. A igreja evangélica está soterrada sob o entulho do mundanismo. Aliás, a igreja tem se tornado uma instituição desacreditada neste país. “Quando psicólogos seculares, como Karl Menninger, perguntam a igreja: ‘O que aconteceu com o pecado?’, pensamos que é uma boa hora fazer algumas perguntas duras”5. O que acontecerá se insistirmos em manter incrédulos no hall de membros de nossas congregações, dando tudo o que eles procuram e diluindo o Evangelho para não chocá-los? Se nós continuarmos com este modelo evangelístico pragmático que temos adotado hoje, que visa trazer pessoas a qualquer custo para dentro das igrejas, e assim sacrificam a doutrina em lugar do entretenimento, dentro de dez anos não haverá mais igreja no Brasil6, pois, à exemplo da Europa, a igreja estará tão indissociavelmente ligada ao “mundo”, que não será mais possível fazer qualquer distinção. Ao ouvirem a pregação de Cristo, “muitos dos seus discípulos disseram: “Dura é essa palavra. Quem pode suportá-la?...Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo” (Jo 6.60,66). No dia em que expurgarmos da igreja todo trapo de trivialidade e passatempo, as pessoas começarão a deixá-la, e é possível que venhamos a ser reduzidos (numericamente) de maneira drástica, a ponto de sermos considerados um povo minúsculo, mas lembremos que Deus, vez por outra, se agrada em chamar pequeninos e por meio deles executar propósitos grandiosos. Alegre-se igreja, pois se isto acontecer, não há de ser para nossa tristeza e sim para nosso júbilo, pois saberemos que Deus está purificando sua noiva para as bodas do Cordeiro. Recordemos mais uma vez as palavras de João: “Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos” (1 Jo 2.19).Como Jesus declarou: “Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem” (Mt 24.37-40).

Que Deus nos ajude, levantando pessoas que, como Noé em meio a uma geração rebelde, preguem fielmente a Palavra de Deus, “quer ouçam, quer deixem de ouvir” (Ez 2.5). Pessoas que ergam o estandarte do Evangelho e, pelo Espírito de Deus, tragam quebrantamento e profunda convicção de pecado a esta nação. Que o povo brasileiro saiba o que é novo nascimento e, à semelhança dos grandes avivamentos na história da igreja7, seja tomado por uma urgente necessidade de busca por santidade, leitura e reflexão bíblica, seguida de oração e comprometimento com o “ide” do Senhor (Mt 28.19). Que a Escritura possa ser o grande juiz ao qual recorremos em todas as coisas, para que assim essa sociedade seja impactada e o Evangelho brilhe intensamente. Precisamos ver o Evangelho mais uma vez irradiando dos nossos púlpitos, para não sermos pegos de surpresa pelo Dilúvio, enquanto a porta da arca ainda está aberta e o Filho do homem não torna.


Sola Escriptura!


Nelson Ávila, 19 de agosto de 2010


——————————————————————
1 “... esse ‘evangeliquês’ universal...”. Trecho da música “É proibido pensar” (álbum de mesmo nome) de João Alexandre.

2 Não encontramos o feminino de “pastor” nas Sagradas Escrituras, nem mesmo o de “presbítero”.

3 “Bispa” é um assassinato a língua portuguesa, desde que o feminino de “bispo” é “episcopisa”.

4 Renê de Araújo Terra Nova, que já era “paipóstolo” (sendo sua esposa “mãepóstola”), foi reconhecido Patriarca da Visão Celular no Modelo dos Doze, durante o 13º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos Doze em Manaus, 19 de junho de 2010, 49º aniversário do apóstolo. Confira mais detalhas no blog: http://www.reneterranova.com.br/blog/?p=3063 , assesso em 16 de Agosto de 2010, as 20:11 hrs.

5 Citado por Michael Scott Horton (o editor) em “Religião de Poder” (BOICE, J. M., PACKER, J. I., SPROUL, R. C., MCGRATH, Alister e outros, Religião de Poder, editora Cultura Cristã, São Paulo – SP, 1998, p.16.).

6 Embora falando desta maneira, sei que Deus sempre preservará os Seus, mas quero que matenhamos um senso de urgência para com o reestabelecimento ético, moral e bíblico do povo de Deus.

7 Como os que aconteceram através das vidas Lutero (1483-1546), Calvino (1509-1564), John Knox (1514-1572), Jonathan Edwards (1703-1758), George Whitefield (1714-1770) e John Wesley (1703-1791).


quinta-feira, 20 de maio de 2010

A igreja padrão


"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam as suas propriedades e fazendas, e repartiam com todos, segundo cada um necessitasse. E, perseverando unânimes, todos os dias, no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor, à igreja, aqueles que se haviam de salvar. "
(Atos 2.42-47)

Que maravilha! Temos aqui o melhor manual de crescimento de igreja já criado, o seu autor é o Espírito Santo, a sua metodologia é a simplicidade, a mais saudável era do cristianismo, o tempo fabuloso de crescimento numérico e piedoso tão almejado por tantos lideres.
Um dos temas mais abordados hoje é esse: igreja, e em muitas vezes estudada tal como um experimento num laboratório, avaliada suas dimensões como se faz numa empresa, tratada superficialmente com segredos para fazê-la crescer, não é difícil hoje encontrarmos livros e mais livros discutindo o assunto(6 passos disso, 40 dias para aquilo e etc).Também vemos outras crerem que o sucesso de uma igreja-exemplo é o sobrenatural, então se busca de forma desenfreada qualquer fagulha de êxtase e mistério para que por sua vez possa trazer o reino de Deus a terra.
Tudo isso tenho achado ser muito leviano e insensato pois, não há “segredos” para tal coisa, não podemos nos utilizar de métodos profanos para com a igreja de Deus a qual e Ele comprou com seu próprio sangue(Hb 9.12, Ef 5.25), não para que ficasse exposta aos “gurus” de crescimento de igreja ou que fosse gerenciada futilmente como um empresa, mas para que fosse pastoreada segundo os princípios de Sua própria palavra( I Pe 5.2).
O padrão de devoção da igreja está exposto no referido texto, nesse tempo de pureza e avivamento, isso é o que a igreja contemporânea necessita. Lucas ao registrar esses fatos nos mostra como a igreja do séc. I era plena do Espírito Santo, como foi perseguida e o que a motivava nesse tempo tão cheio de peculiaridades.

I. NÃO NEGLIGENCIAVA OS MEIOS DE GRAÇA

1 Havia doutrina nessa igreja fervorosa
(E perseveravam na doutrina dos apóstolos... Vs 45)

Se concretizava a palavra de Cristo aos apóstolos; ...ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. Mt 28.18. Essa era a tarefa daquela igreja ensinar e aprender, repassar as sagradas letras aos mais jovens, viver, beber e respirar a santa palavra de Deus. Esta era a pedra que os obstinados judeus tropeçavam; o ensinamento do Cristo ressuscitado. O único escândalo que poderia salvar suas pobres almas orgulhosas.
Mas eu pergunto isso é o que vemos na igreja contemporânea? Essa é ênfase que a nossa geração tem recebido? Esse traço é a marca dos nossos jovens evangélicos em nossas igrejas lotadas?
Lamentavelmente não! Nossos templos estão cheios de gente que jamais leu o novo testamento todo uma única vez, na verdade nunca se viu a igreja louvar e dançar(coreografia) tanto, e ao mesmo tempo ser tão analfabeta de bíblia e de estudos de Sua doutrina santa.
O que vemos hoje são pastores despreparados doutrinariamente, reclamam de seu pouco tempo para estudar, nunca pisaram num seminário teológico e com muito cinismo se desculpam em ilustres homens, fazendo das exceções como Spurgeon, Lloyd-Jones e etc, sua própria regra, para viverem na preguiça da superficialidade bíblica.
Que esperaremos de igrejas de pastores assim, senão heresias, um pragmatismo sem fim, ovelhas apáticas e uma apostasia disfarçada de sucesso?
Não há crescimento sadio por meio de pregação doente, não há evangelho sem cruz, discipulado sem bíblia e conversões sem a dor aguda do arrependimento! Como bem afirmou o puritano John Preston: Não há sermão que sendo ouvido, não nos ponha mais perto do céu ou do inferno.
Somos uma geração indesculpável, sim! Por termos tantos recursos e tão pouca disposição e interesse.
Vejamos então outra característica da igreja primitiva:

2- Havia fervor nessa igreja doutrinada
(...e nas orações,em cada alma havia temor...)

Essa era uma pratica santa, um habito digno de ser imitado. Como o povo de Deus nos nossos dias tem negligenciado a oração!
A maneira como tratamos desse assunto merece total atenção de nossas mentes e temor de nossos corações, sim um santo temor por aquele a quem temos negligenciado a comunicação diária. É preciso observar que a igreja primitiva crescia pela oração.
Creio que satanás plantou uma semente que germinou com muita eficácia no meio do povo de Deus, um ensinamento falso e digno de ser denunciado. Acredita-se hoje que quem é menos intelectual ora mais ou é mais fervoroso e emotivo no seu relacionamento com Deus, “pois essa é a função da oração a esses leigos e iletrados”. Normalmente se nega com palavras esse pensamento, mas a pratica da vida diária confirma; homens que conhecem muito, oram pouco!
Isso é demoníaco. Como um cristão pode viver sem orar, isso é até antagônico, se algum não possui uma vida de oração, então, não é um cristão! Ora se essa é uma das marcas de um verdadeiro crente, e essa pessoa não a possui, como posso chamá-la cristã?
É lógico há “exceções” quando nem sempre se pode orar, mas viver cotidianamente nessas“exceções”, é criar-se um habito e formar a verdadeira identidade de tal pessoa.
Não sejamos frios no nosso relacionamento com o Amado Jesus. Sigamos o exemplo do apostolo Paulo, homem de poderosa intelectualidade e de sincero amor pela oração. Acaso não foi Paulo quem disse:... sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor(Rm. 12.11)?
O que diria desse pensamento maligno, homens como João Bunyan, vejamos um trecho de seu livro Graça Abundante ao Principal dos Pecadores:
"Busquei o Senhor, orando e chorando e do fundo da alma clamei: 'Ó Senhor, mostra-me, eu te rogo, que me amas com amor eterno!' Logo que clamei, voltaram para mim as palavras, como um eco: 'Eu te amo com amor eter­no!' Deitei-me para dormir em paz e, ao acordar, no dia se­guinte, a mesma paz permanecia na minha alma. O Se­nhor me assegurou: 'Amei-te enquanto vivias no pecado, amei-te antes, amo-te depois e amar-te-ei por todo o sem­pre'."
A igreja nasceu numa reunião de oração (Atos 2 ), crescia em oração e foi isso o que Lucas viu e testemunhou ao escrever esse relato . É uma pena não avaliarmos a fundamental importância da oração em nossos dias. O que temos em nossos púlpitos são homens de “olhos secos e cérebros inchados”.

3 Havia singela comunhão.
(...e na comunhão v 45)

Deus estava no meio daqueles cristãos e isso era o que causava o resultado dessa comunhão. Não era algo como “amizadezinhas” , ou uma simpatia por essa ou aquela pessoa que causava esse efeito, mas própria presença de Deus, o Espírito Santo era o unificador daqueles cristãos.
A palavra traduzida por comunhão é (gr. koinonia significa "compartilhar" ou "fazer com que compartilhem" alguma coisa ou alguém, e neste contexto devemos entender que o objeto direto compartilhado é Deus. Deus estava presente, e a comunidade toda compartilhava seu Espírito).
Não é necessario firmar que essa comunhão se expandia na ajuda aos necessitados (v.44,45), amizade cristã sincera(v.46) e sociaveis aos de fora(v.47).
Deus é um tndade e nunca viveu sozinho como pessoa, sempre, desde toda a eternidade Ele ama e era(é e será) amado,criou-nos para relcionamentos, e o que fazemos?
Ouçamos o conselho bondoso do apostolo João... amados, amemo-nos uns aos outros....(1Jo4.7) . Essa também é a tarefa da igreja, amar ao irmão e odiar ao mundo. Mas quantos não têm enveredado por outros caminhos, amando aquilo que Deus odeia e odiando aquilo que Deus mais ama( o irmão), senão por palavras, mas com certeza por atitudes.
É um lastima sabermos que esses supostos cristãos aumenta a cada dia as grossas fileiras de nossas igrejas, estão tão bem disfarçados que poderíamos beber de seus venenos sem ao menos percebermos. Muitos têm se frustrado com a religião por causa deles.
É hora de mudarmos esse quadro e fazer com que nossa luz de comunhão resplandeça, e salgarmos essa terra tal amarga de pecados e conflitos.


4.Havia consideração pela ceia do Senhor
(...no partir do pão. vs 1)
Havia consideração pela ceia do Senhor. Não era praticada com banalidade ou distração havia-se profunda introspecção. Paulo sabia muito bem disso e escrevendo aos corintios falou da solenidade do momento com muita seriedade ...porque, o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.(1Co 11.29)
Não é um ritualismo, é a forma de nutrir-nos espiritualmente, seria melhor se um homem examina-se a si mesmo nesse momento. A CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER capXXIX
VIII. Ainda que os ignorantes e os ímpios recebam os elementos visíveis deste sacramento, não recebem a coisa por eles significada, mas, pela sua indigna participação, tornam-se réus do corpo e do sangue do Senhor para a sua própria condenação; portanto eles como são indignos de gozar comunhão com o Senhor, são também indignos da sua mesa, e não podem, sem grande pecado contra Cristo, participar destes santos mistérios nem a eles ser admitidos, enquanto permanecerem nesse estado.
Não poucos homens sabem dessa realidade apenas intelectualmente mas acabam vivenciando em seus corpos as conseqüências de sua insubordinação, é triste. Deus ama quando participamos dessa hora com profunda contrição e reverencia a sua santa memória. Era por isso que a igreja primitiva provava de tanto sucesso no seu aprofundamento espiritual. Sigamos esse exemplo!
II O QUE O SENHOR FAZIA NA IGREJA

1- Deus era adorado pela igreja.
(...louvando a Deus vs.47)
Essa era a maxima da igreja naqueles dias e nisso ela cumpria sua verdadeira função; adorar ao Senhor. O fim principal do homem é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre.(BCW perg.1) Deus criou o homem para sua própria gloria (Is 43.7). A tarefa principal d igreja no mundo não é evangelizar, isso é secundário, o evangelismo é penas um meio de Deus ser glorificado. O evangelismo é para aonde ainda não existe adoração a Ele(para que possa haver). Aquele a quem até ira humana há de louva-Lo(Sl 76.10) exige louvor dos homens. Como está desfigurada essa situação em nosso meio! A conversa falaz de hoje é que o nosso país está sendo o centro da adoração no mundo, simplesmente ridículo!
Há tanta confusão entre adoração e música, show e culto, palestras e pregação, que no meio disso tudo o que podemos fazer senão chorar amargamente pela situação dos nossos irmãos em Cristo? Não são poucos os que tem seus pensamentos embotados por esse caminho de confusão! Como diria Spurgeon: O diabo raramente criou algo mais perspicaz do que sugerir à igreja que sua missão consiste em prover entretenimento para as pessoas, tendo em vista ganhá-las para Cristo. A igreja abandonou a pregação ousada, como a dos puritanos; em seguida, ela gradualmente amenizou seu testemunho; depois, passou a aceitar e justificar as frivolidades que estavam em voga no mundo, e no passo seguinte, começou a tolerá-las em suas fronteiras; agora, a igreja as adotou sob o pretexto de ganhar as multidões.
2- Acrescentava os salvos.
...e todos os dias acrescentava o Senhor, à igreja, aqueles que se haviam de salvar.(vs 47)
Não havia metodologias para a igreja crescer, nem muitos menos manuais de crescimento de igreja para que ela cumprisse o seu “ide”e aonde nós vemos aqui nesse texto ministérios de teatro, coreografia, “louvorzão” e culto disso ou daquilo. Simplesmente não havia, esses cristãos oravam, tinham comunhão, tomavam ceia e tudo de forma muito simples.
Fico imaginando alguns cristãos que hoje acham muito chato se o culto não for “moderno” ou “criativo”, no período do N.T como seriam suas atitudes.
Não havia espaço para essas futilidades na naquela era, pelo contrario, havia perseguição, e muita simplicidade em tudo, tanto na vida quanto no culto daqueles irmãos. Porem ...e todos os dias acrescentava o Senhor, à igreja, aqueles que se haviam de salvar.(vs 47). Essa era a formula secreta!
Deus sabe ganhar almas melhor do que nós. É o seu Espírito que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, e não nossos argumentos , se Ele libertar verdadeiramente o homem que é um escravo do pecado, então esse homem terá suas algemas de malignidade quebrada e será verdadeiramente livre. Deus fará a Sua parte. Ele é o construtor(Mt 16.18) e é Ele quem decide quais tijolos(pedras vivas) serão postos!
CONCLUSÃO
Com isso nos cabe analisarmos a nós mesmos, no íntimo do nosso coração.
Deus sabe qual desses meios de graça(oração, leitura bíblica, comunhão com os irmãos) temos negligenciado. Não nos esqueçamos que se não praticarmos(com amor e sinceridade, é claro) tais meios cometeremos pecado, sim um terrível pecado de omissão!
O que aprendemos então:
1-Apego doutrinário sem oração e piedade, transforma-se em intelectualismo frio e reprovável a Deus.
2-Muita oração sem meditação bíblica se constituirá em espiritualidade cega e a misticismo vazio(senão fanatismo).
3-Comunhão como um fim em si mesmo trará “panelinhas” no meio do corpo de Cristo que brevemente ficará doente.
4-A santa ceia do Senhor feita distraída e irreverentemente, sem nenhum auto-exame ou contrição sincera, trará condenação severa.
5-Todos os meios de graça praticados fielmente, mas sem amor, será inútil e nauseante a Deus (Ap 3.15,16)


“ De todas as coisas que nos irão surpreender na manhã da ressurreição, esta, creio eu, é a que mais causará surpresa: que amamos tão pouco a Cristo durante nossa vida”.
( J. C. Ryle )


E.C. S. Junior,05 de Maio 2010

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...