“Deixei de ser evangélico” foi o título de uma postagem que li e me deixou extremamente chocado. Este artigo foi escrito por um dos componentes do movimento “Caminho da Graça”, e, a meu ver, não passa de mais um vômito pútrido produzido por um liberal, com o intuito de manchar as alvas vestes da Noiva do Cordeiro, mas, ainda assim, não pude deixar de sentir tristeza ao ler.
“Deixar de ser evangélico não é negar a fé, antes é afirmá-la”. Não entendi o que o autor quis dizer com tal declaração. Que fé ele deseja afirmar, já que o mesmo declara: “Não faço da minha teologia a minha fé”? Isto não seria uma imensa contradição? Aquilo que ele crê (sua fé) não é baseado no conhecimento que possui de Deus (sua teologia). É baseado no que então? Na própria fé? É fé na fé, como fazem os teólogos da prosperidade?
“Não creio na doutrina fundamentalista da inerrância das Escrituras”, é outra de suas declarações que carece de coerência, pois, somente baseado na absoluta veracidade das Escrituras é que se pode lançar bases para o credo particular que ele apresenta: “Eu creio no Deus de Amor revelado no Filho e na Salvação dos homens realizada Nele. Eu creio no poder do Espírito Santo que distribui dons a fim que Sua Igreja seja edificada. Eu creio na Ressurreição e na vida Eterna”. Sobre que outra estrutura ele pode formular tal credo senão na inerrância do testemunho bíblico? É nas Escrituras que ele encontra o “Deus de Amor revelado no Filho” e a “Salvação dos homens realizada Nele”. Se estas Escrituras estiverem repletas de erros, seu credo pode do mesmo modo estar completamente ERRADO. A Escritura é a autoridade para a sustentação deste credo como verdadeiro. Este “liberal-peregrino-do-Caminho-da-des-Graça” diz crer “no poder do Espírito Santo que distribui dons a fim que Sua Igreja seja edificada”, mas não é capaz de crer que este mesmo Espírito Santo seja poderoso o suficiente para edificar a Sua igreja através de um eficaz e INERRANTE testemunho das verdades que Deus quis revelar aos homens. Falar em línguas, profetizar e demais manifestações sobrenaturais incríveis, parecem (segundo sua concepção dá a entender: “distribui dons a fim que Sua Igreja seja edificada”), perfeitamente possíveis ao Espírito, mas revelar inerrantemente a Verdade de Deus por meio das Escrituras já seria ir longe demais; seria ir além do poder do Espírito... Crer na “Ressurreição e na vida Eterna” é uma coisa, na inerrância é outra bem diferente...
Sobre a “Salvação dos homens”, ele também apresenta uma perspectiva particular: “Não acredito na condenação por causa da informação. Não creio que a salvação depende da informação”. O que ele quer dizer com isso? Provavelmente o antigo papo liberal do universalismo, ou uma sincera preocupação de colocar no céu aqueles que nunca ouviram falar de Jesus, mas para que evangelizar então? É melhor que permaneçam no seu estado de ignorância e inocência, desta maneira terão a desculpa diante do Trono do Julgamento: “Eu não sabia!”. Mas Deus “de maneira alguma terá o culpado por inocente” (Ex 34.7; Num 5:28; Nau 1.3) e “todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só” (Rom 3.12), de sorte que tal argumento de nada valerá diante de Deus, “pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis”(Rom 1.20), pois, devido ao pecado [sua condição é de “mortos em ...delitos e pecados” (Ef 2.1)] encontram-se incapazes de responder a revelação geral de Deus que está diante dos seus olhos. Toda a esperança de salvação do homem encontra-se portanto na Graça de Deus: “Pela graça sois salvo, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Ef 2.8). Pela Graça e mediante a Fé, de modo que para ser salvo o homem precisa crer. “Mas como crerão naquele de quem não ouviram falar?” (Rom 10:14). Como dizer que a salvação não depende da informação se é preciso ter a informação para saber no que crer? “Como crerão naquele de quem não ouviram falar?”. A salvação vem pela Graça em co-dependência da fé que é gerada por Deus através da informação contida na Palavra. Desprezar a informação é desprezar o próprio Deus que a deu como canal de Sua Graça.
“Quero me deliciar com a Palavra esteja ela na bíblia ou nas músicas do Raul Seixas”. O que seria isso? Um convite à louvarmos a Deus cantando “Viva a sociedade alternativa... Faz o que tu queres pois é tudo da Lei! Da Lei! ...O número seiscentos e sessenta e seis chama-se Aleister Crowley1”? Se isto não é apostasia, não sei mais o que apostasia significa! “Ninguém pode servir a dois senhores” (Mt 6:24; Lc 16:13). É possível por esta frase compreender perfeitamente o tipo de indivíduo que a escreveu; é como o homem de Hebreus 6: “...Os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando de novo o Filho de Deus, e o expondo ao vitupério” (Hb 6.4-6). Como disse João: “Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco” (1 Jo 2.19). Que o estado deste ainda não tenha chegado ao ponto da impossibilidade de renovação “para arrependimento” (Hb 6.6) e que o mesmo possa voltar ao “meio dos nossos” (1 Jo 2.19), pois do contrário, “Aquele dia é dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas” (Sof 1:15).
O liberalismo é uma praga que se alimenta da fé das pessoas e não se dá por satisfeito enquanto não suga até a última gota de temor. O liberalismo não liberta, pelo contrário, aprisiona o homem num sistema teológico sem Deus onde a deusa razão é quem governa e a luz no fim do túnel é um clarão avermelhado produzido pelas chamas do inferno. O que este apóstata prega é irracionalismo; anti-intelectualismo travestido de respeitabilidade acadêmica.
“Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser;” (Rom 8.7).
“Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizadecontra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tia 4.4).
“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1 Cor 2.14).
O mais triste nessa história é que o tal que-deixou-de-ser-evangélico é professor de teologia em um seminário ligado a Convenção Batista e em um outro de linha Pentecostal. Imagine o que estes jovens e imaturos (biblicamente) alunos de teologia estão aprendendo com este professor. Num dos comentários a esta postagem, uma aluna do seminário Pentecostal dizia: “comecei faz alguns meses [no seminário], mas já ouvi muitas coisas boas sobre você. Só lamento de não ter tido aula com você... Queria te pedir algo: quando eu tiver dúvida de algum assunto no seminário eu posso pedir sua ajuda?”. Pense em que bela ajuda pode oferecer um lobo a uma ovelhinha desavisada... A Chapeuzinho Vermelho que o diga...
“Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis” (2 Pe 1.10).
Sola Scriptura!
Nelson Ávila, 15 de outubro de 2010.
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OBS: Para ler o artigo aqui referido clique: http://ivofernandes.blogspot.com/2009/07/deixei-de-ser-evangelico_14.html?showComment=1269881431994#c2803762431256487426 .
1 Aleister Crowley (12 de Outubro de 1875 – 1 de Dezembro de 1947), nascido Edward Alexander Crowley, foi um influenteocultista britânico, responsável pela fundação da doutrina Thelema. Ele foi um membro da Ordem Hermética da Aurora Dourada, e também o co-fundador da A∴A∴ e eventualmente um líder da Ordo Templi Orientis (O.T.O.). Ele é conhecido hoje em dia por seus escritos sobre magia, especialmente o Livro da Lei, o texto sagrado e central da Thelema, apesar de ter escrito sobre outros assuntos esotéricos como magia cerimonial e a cabala.
Crowley também era um hedonista, bissexual, usuário recreacional de drogas, e crítico social. Em muita de suas façanhas ele "iria contra os valores morais e religiosos do seu tempo", defendendo o libertarianismo baseado em sua regra de "Faz o que tu queres".
O cantor e compositor brasileiro Raul Seixas foi um grande divulgador e seguidor da obra de Aleister Crowley. Suas principais canções sobre Crowley e a Thelema são "Sociedade Alternativa", "Novo Aeon" e "Loteria de Babilônia".
É uma pena ver pessoas como essas ensinarem, pregarem e exercerem qualquer tipo de repeitabilidade em nossas igrejas e seminarios, sem nenhum criterio para os tais.
ResponderExcluirPelo seu perfil teologico(do Ivo), e vendo que tal homem não se considera evangelico( digo isso no sentido mais biblico da palavra -evangelion), agradeço a ele, pois não conseguiria carregar o mesmo titulo - por ser tão nobre, embora desfigurado hoje- com alguem que pense assim.
Exclente postagem Nelson. Gostei muito.
Junior IP de Monte Castelo.
Não entendo... diante de comentários tão diferentes, ao menos o outro abre espaço para o próprio erro deixando brecha para que vcs 2 embora crendo diferente possam compartilhar da presença desse ser deus aew. já na sua idéia ou você está certo e vai pro Céu e todo o resto está condenado a tomar cerveja com churrasco no inferno ou então vc e cada um que compartilha da sua idéia estão condenados a serem os únicos a não desfrutarem do pão com vinho no céu... hehehe a verdade eh que dependendo do momento histórico vcs se transformam um no Algoz do outro... e dependendo de fatores temporais um Condena e o outro é CONDENADO... partam do princípio que muito possivelmente AMBOS estejam errados... porque o preconceito de um pelo outro presente em ambos os textos deixa claro que ambos precisam repensar um pouco esse amor pelo próximo... passar bem!
ResponderExcluirQuerido(a) Foozie, vc falou bastante, mas quanto a crítica que eu fiz, nada disse. Mostre-me onde estou errado nos pontos que destaquei e responderei as suas contestações. Quanto ao restante, minha crítica se baseia no descaso diante da Escritura e do próprio Deus. Aquele que despreza a Escritura despreza o próprio Deus que a deu. Mostre-me onde na Escritura, há tolerância para com este tipo de comportamento. Quanto ao amor, que imagem vc constrói de Deus? Um Senhor senil e benevolente que tudo o que faz é passar a mão na cabeça das criaturas rebeldes as quais pôs no mundo? Este não é o Deus das Escrituras! Veja o que diz Salmo 5.5: "Os arrogantes não subsistirão diante dos teus olhos; detestas a todos os que praticam a maldade". O que diz este texto? Aquela propaganda gospel defasada de que Deus "odeia o pecado mas ama o pecador"? NÃO! A Escritura é clara: "detestas a todos os que praticam a maldade". Em outras versões vc encontrará: "ODEIA" (Jerusalem) todos os que praticam a iniquidade. Será que fui tão cruel e usei de tanto desamor assim? Será que cristo estava sendo desamoroso quando disse disse aos fariseus: "Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?" (Mt 23.36), ou "Vós tendes por pai o Diabo" (Jo 8.44). Amor não é ser conivente com o erro. Exercer disciplina também é um ato de amor. Mostrar que alguém caminha as cegas rumo ao abismo, enquanto há tempo para mudar de direção, é mais amoroso do que dizer: Vai, segue teu caminho e não olhe para trás...
ResponderExcluirNelson Ávila
Amigo tô pensando em como dizer mas a forma melhor de expressar o que está errado no seu discurso é: A PORRA TODA... o único momento em que Jesus em pessoa trata com tanta rispidez um grupo é exatamente um grupo religioso, fascista e exclusivista... pera ai... esse eh você neh? amigo o seu Deus morre nele mesmo, como um ser que eh Amor, que diz que todos que a ele forem de maneira ALGUMA os jogará fora começa a escolher os melhores e os mais santos? Como um Deus que é amor comporta um sentimento tão deturpado como o Odio dentro dele? só pode ser um Deus Mentiroso ou um Deus de mentirinha. :D Friedrich Nietzsche uma vez disse que Deus estava morto... eu acho que ele ainda tah na disputa pra ver quem morre primeiro, Deus ou a Igreja... Boa sorte pra você e que vença o melhor!
ResponderExcluirSr(a) Foozie, "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe..." (Ef 4.29). Ops, errei... Este texto só pode ser utilizado para crentes... Acho que se vc leu Nietzsche, provavelmente não entendeu o que ele quis dizer com "Deus está morto". Ele se referia a uma sociedade secularizada que vivia como se este Deus não existisse, e isso incluía a própria cristandade. Não era uma luta entre Deus e a igreja, era o testemunho de um ateu frente a uma sociedade (liberal) sem Deus. Sabe aquele versículo: "as pedras clamarão" (Lc 19:40)? Pois é isso aí... Quanto ao seu questionamento: "como um ser que eh Amor, que diz que todos que a ele forem de maneira ALGUMA os jogará fora começa a escolher os melhores e os mais santos?", a questão é que vc tem que parar de destacar da Escritura somente aquilo que cabe dentro do seu “humanismo” piegas e lê-la dentro do devido contexto. O texto que vc citou se encontra em João 6.37 e diz: "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora". Quem são os que virão a Jesus? O mundo todo? O próprio Cristo responde: "Todo o que o Pai me dá virá a mim" (Jo 6.37). E ainda neste mesmo contexto lemos: "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer" (Jo 6.44, 65). Isto inclui todos (ou todo o mundo?)? Se são todos (do mundo) Jesus orou errado: "não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus" (Jo 17. 9). Somente os que o Pai quiser trazer virão a Cristo. Não é uma questão de escolher os "melhores e os mais santos". Ele escolhe pessoas tão perdidas e condenadas como qualquer outra e as capacita a buscarem a Cristo e viverem de modo melhor e mais santo (embora continuem pecadoras) a semelhança de Cristo. Ele opera nelas tanto o querer como o efetuar (Fl 2.13). Por que Deus escolhe? Baseado em que? Não sei. Apenais sei que "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade" (Ef 1.4,5). Foi exclusivamente porque Ele quis! Eu aceito Sua Palavra como é. Não fico questionando como o homem apresentado por Paulo em Romanos 9: "Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?" (Rm 9.19). Aceito a resposta de Paulo: "Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?" (Rm 9. 20,21). Deus não nos escolhe por sermos santos ou melhores, mas “para que fôssemos santos e irrepreensíveis”. Por sua escolha é que passamos a dar frutos. Não há mérito nenhum em nós mesmo, “Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece” (Rm 9.16). “Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer” (Rm 9. 18). Os que são seus escolhidos o aceitam como Ele é: O Deus soberano, Santo, Justo e Bom que faz tudo como lhe agrada. “Cale-se diante dEle toda a terra!” (Hb 2.20).
ResponderExcluir(continuação)... Por que Deus escolhe? Baseado em que? Não sei. Apenais sei que "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade" (Ef 1.4,5). Foi exclusivamente porque Ele quis! Eu aceito Sua Palavra como é. Não fico questionando como o homem apresentado por Paulo em Romanos 9: "Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?" (Rm 9.19). Aceito a resposta de Paulo: "Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?" (Rm 9. 20,21). Deus não nos escolhe por sermos santos ou melhores, mas “para que fôssemos santos e irrepreensíveis”. Por sua escolha é que passamos a dar frutos. Não há mérito nenhum em nós mesmo, “Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece” (Rm 9.16). “Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer” (Rm 9. 18). Os que são seus escolhidos o aceitam como Ele é: O Deus soberano, Santo, Justo e Bom que faz tudo como lhe agrada. “Cale-se diante dEle toda a terra!” (Hb 2.20).
ResponderExcluir(continuaçã0) Quanto a ira de Deus (questão que para vc parece incompreensível e estranha), não é nada estranha à Escritura. Você lerá sobre a ira de Deus em: Números 22.22; Deuteronômio 4.25; 6.15; 9.7; 31.17; Josué 23.16; Juízes 2.12; 2 Samuel 6.7; 1 Reis 22.54; 2 Crônicas 24.18; 28.25; 29.10; 30.08; Esdras 5.12; 8.22; 10.14; Neemias 13.18; Jó 4.9; Salmo 27.9; 77.9; 78.31; 85.4; Jeremias 42.18; Ezequiel 13.13; 25.14; Oséias 11.9; Jonas 3.9; Naum 1.2; João 3.36; Romanos 1.18; 2.5; 3.5; Efésios 5.6; Colossenses 3.6; 1 Tessalinissenses 2.16; Apocalipse 14.10,19; 15.1, 7; 16.1; 19.15... Só para citar alguns textos. Como diz Paul Washer, por Deus ser Amor, Santo, Justo e Bom, a ira tem que fazer parte de seus atributos. Por exemplo: se vc ama bebês, vc deve odiar o aborto. Se vc ama judeus, você deve odiar o holocausto. Se vc ama afro-descendentes, vc deve odiar a escravidão. A ira de Deus não é algo mesquinho como frequentemente o é a dos homens, é a reação de um Deus amoroso e justo contra a perversão do pecado.
ResponderExcluirDesculpa não tive paciência de ler a sua colcha de retalhos biblicos... mas até onde entendi então pra mim fechou to indo direto pro inferno eh isso? quem mandou dar o azar de o Deus de amor e de imensa bondade não me escolher??? amigo... Nem o meu "PORRA" conseguiu ser uma palavra tão torpe quanto a sua que é Crente... tah condenado tb... crente tem essa habilidade até Falando Glória a Deus consegue ser Indecente.
ResponderExcluirRapaz... entra aqui http://padocadojoaquim.com.br/ comenta lá... vai ser engraçado...
ResponderExcluirPois é Foozie, já que vc não teve tempo de ler minha "colcha de retalhos bíblicos", procure tirar algum tempo para ler a própria Bíblia. Analise se esse deus-de-Amor-benevolente-que-passa-a-mão-na-cabeça-de-suas-criaturas-sem-se-importar-com-o-pecado é o mesmo Deus das Escrituras de Amor (sim), mas que vinga a o pecado e o trata como coisa séria. Se não for, sua conclusão será acertada. O caminho dos que adoram outros deuses acaba por desembocar no Lago de Fogo e Enxofre... Quanto ao link que vc me mandou, vou dar uma olhada quando tiver mais tempo.
ResponderExcluirMandou bem Nelson! Ótimo post. Como prova eis ai a ira do mundo! As atitudes dessa pessoa (Foozie) são de causar tristeza. Como pode alguém querer acrescentar ou diminuir as Palavras de Deus? Digo querer, porque não passa de uma vontade que será frustrada, pois, como pode a criatura ser maior que o Criador? Infelizmente, essas piruetas hermenêuticas têm levado muitas pessoas para o mais profundo abismo da escuridão. Essas pessoas são semelhantes a um cachorrinho correndo atrás do seu próprio rabo, rodam, rodam e não conseguem nada. Até agora não passou de um blábláblá, cadê as provas bíblicas Foozie? A Igreja está atravessando um deserto, mas ainda não deixou de ser Igreja e as portas do inferno jamais prevaleceram contra ela (Mt 16:18). Precisamos orar por um avivamento em nosso país, não existe outra maneira de banir essas heresias a não ser por um avivamento da parte do próprio Deus. Ó Senhor aviva a tua obra (Hc 3:2)!
ResponderExcluirPois é Davi, como vc bem o sabe, os teólogos liberais se interessam muito por poesia, filosofia, teologia contemporânea, psicologia e etc. Mas não costumam demorarem-se muito acerca da análise Bíblica, dado o próprio desprezo que possuem por ela, pegam apenas as peças que se encaixam nos moldes do "deus" que inventaram para si (depois eu é que faço uma colcha de retalhos...). Fica difícil então cobrar deles algo como santidade, por exemplo, pois em João 17.17 lemos: "Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade". Sobra o que? Moralidade, mas no caso de alguns, nem isso. Como não há temor, o que sobra é imoralidade; não há o mínimo de pavor em imaginar que um dia poderão ser Foozielado pela ira de Deus...
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