sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Faça como Armínio, leia Calvino!

"Depois da leitura das Escrituras..., e mais do que qualquer outra coisa,... eu recomendo a leitura dos Comentários de Calvino ... Pois afirmo que na interpretação das Escrituras Calvino é incomparável, e que seus Comentários são mais valiosos do que qualquer coisa que nos tenha sido legada nos escritos dos pais — tanto assim que atribuo a ele um certo espírito de profecia no qual ele se encontra em uma posição distinta acima de outros, acima da maioria, na verdade, acima de todos."

(Carta escrita a Sebastian Egbertsz, publicada em P. van Limborch e C. Hartsoeker, Praestantium ac Eruditorum Virorum Epistolae Ecclesiasticae et Theologicae (Amsterdam, 1704), nº 101).








Evandro C.S Junior
Fortaleza, 14 de Janeiro de 2011

4 comentários:

  1. A coisa anda tão feia no meio evangélico brasileiro que hoje Jacó Armínio e John Wesley seriam tidos por calvinistas. Sem exagero. Quem já teve algum contato com as obras deles não me deixa mentir. Há muito que as igrejas aqui já se passaram do estágio de arminianismo e mergulharam de vez na heresia pelagiana.

    Que Deus tenha misericórdia de Seu povo em nosso País!

    Vanderson M. da Silva.

    ResponderExcluir
  2. Com toda certeza! O arminianismo-wesleyano por si só já é condenável ao desprezo, quanto mais a versão distorcida do proprio sistema arminiano classico(defendido por Arminius,Wesley e o grande teologo metodista Richard Watson). Se um arminiano for realmente coerente com o proprio Arminio, ele no minimo não crerá na perda da salvação ou será criterioso e timido o suficiente para assegurar tamanho absurdo.
    Com muita propriedade e sinceridade Arminio discursou isso: "Embora eu aqui, aberta e sinceramente, afirmo que eu nunca ensinei que um verdadeiro crente pode, total ou finalmente, abandonar a fé, e perecer; todavia não nego que haja passagens da Escritura que me parecem apresentar este aspecto; e as respostas a elas que tive a oportunidade de ver não se mostraram, em minha opinião, convincentes em todos os pontos.
    Por outro lado, certas passagens são fornecidas para a doutrina contrária[da perseverança incondicional] que merecem especial consideração."


    (Works, vol 1: The perseverance of the saints).



    E.C.S.Junior

    ResponderExcluir
  3. O que está errado?
    Leia Calvino com sua bíblia aberta, como um autentico cristão bereiano e veras que a adoutrina da Eleição não foi criada por calvino.A doutrina da Eleição está na Bíblia...Deus escolheu aqueles que Ele quis salvar SIM antes da fundação do mundo.
    Deus revelo a Paulo e ele(Paulo) escreveu, Agostinho e Lutero copiaram e Calvino Sistematizou.


    E qualquer sistema de doutrina que condiciona o propósito salvador de Deus em atos ou méritos de homens é essencialmente arminiano e antibíblica. Assim como qualquer sistema que faz do soberano prazer de Deus base do Seu propósito salvador é essencialmente calvinístico. Se alguém se apega ao primeiro, é arminiano, ainda que não vá a tudo com Arminio; se ao último, é calvinista, ainda que não vá a tudo com Calvino. Não há meio termo entre arminianismo e calvinismo no seu sentido aceito entre os teólogos. Todo aquele que adota qualquer idéia da eleição, seja qual for, é uma coisa ou outra. É pega ou lagar!

    ResponderExcluir
  4. Irmão Ferreira, nisto todos aqui neste blog concordam. Somos calvinistas, pois acreditamos que este é o ensino soteriolórico da Escritura. Agradecemos a visita e indicamos aos demais: Façam como Armínio, ou seja, leiam Calvino!

    Nelson Ávila.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...