segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Calvinismo e a Ciência na Perspectiva de Abraham Kuyper

Também em sua relação com a ciência, o Calvinismo mantém uma visão própria e coerente que foi capaz de restaurar, encorajar e promover a atuação científica a partir de sua própria época.

Quando na Idade Média o Romanismo, por meio de uma concepção puramente mística, estabeleceu um dualismo entre matéria e espírito– onde a criação era vista como má e impura enquanto que só o espírito era bom e santo –, criou-se um desprezo pelas coisas terrenas em detrimento das celestiais.

O Calvinismo, porém, manteve firme sua convicção de que “os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos”. Calvino costumava “[...] comparar as Escrituras a um par de óculos que nos capacita a decifrar novamente o Pensamento divino, escrito pela Mão de Deus no livro da Natureza, o qual se tornou obliterado em conseqüência da maldição” (KUYPER, 2003, p. 127).

Tal visão trouxe novamente o interesse pela investigação científica, visto que ao analisar a natureza, o calvinista era sempre convidado a contemplar a mão do Criador que a fez existir. A partir daqui, torna-se evidente para Kuyper (2003, p.128) estabelecer a relação de que por conseqüência do pensamento calvinista, “[...] o estudo do corpo recuperou seu lugar de honra ao lado do estudo da alma; e a organização social da humanidade na terra foi novamente considerada como sendo um objeto tão valioso da ciência humana quanto a congregação dos santos perfeitos no céu”.

Do mesmo modo, o dogma da predestinação contribuiu significativamente para prover a base e a sustentabilidade que a investigação científica tanto necessitava, pois da sólida confiança nos decretos de Deus, o calvinista obteve a certeza de que o cosmos obedece a uma lei e ordem. Para ele:

[...] existe ali uma vontade firme que põe em prática seus desígnios na natureza e na História [...] uma unidade toda compreensível [...] um princípio pelo qual tudo é governado [...] algo que é geral, escondido e todavia expresso naquilo que é especial. Além disso, força sobre nós a confissão de que deve haver estabilidade e regularidade governando sobre tudo (KUYPER, 2003, p. 121).

O Calvinismo contribuiu ainda para com a liberdade da ciência. Ao arrancá-la do poder do Estado e da Igreja, restaurou-a a sua própria esfera soberana de atuação, de onde deveria responder exclusivamente ao Deus que a tornara possível. Isso não quer dizer que “[...] a ciência está totalmente desimpedida para o uso de sua liberdade e que não precisa obedecer leis” (KUYPER, 2003, p. 133). A ciência, pelo contrário, de acordo com Kuyper (2003, p.133) deve restringir-se “[...] a mais íntima conexão com seu assunto e obedecer estritamente as reivindicações de seu próprio método”.

Para exemplificar esta questão, Kuyper utiliza-se da metáfora de um peixe que é colocado numa terra seca, onde torna-se perfeitamente livre; todavia, esta sua liberdade só o levaria a expirar e perecer. Sendo assim, um peixe “[...] que é realmente livre para viver e desenvolver-se deve estar totalmente cercado pela água e guiado por suas barbatanas” (Ibidem), ou seja, limitar-se as exigências de sua esfera.

De acordo com a perspectiva calvinista, um bom cristão não deve relegar o trabalho científico unicamente às mãos dos não cristãos, mas, por ter o ponto de partida correto e a verdadeira compreensão da realidade que o permeia, precisa analisar os dados científicos para que estes redundem em glórias ao seu Deus.


Nelson Ávila

_____________________________

REFERÊNCIA

KUYPER, Abraham. Calvinismo. São Paulo: Cultura Cristã, 2003.

2 comentários:

  1. Lendo este ótimo texto, é de se lastimar como ainda existe gente para a qual o calvinismo não passa de crasso obscurantismo religioso -- e entre essa gente se inclui cristãos desinformados. Nações que de alguma forma receberam a influência dessa teologia foram grandemente abençoadas com progresso e desenvolvimento social, científico, cultural e econômico.

    Por outro lado, creio que Kuyper precisa ser redescoberto pelo movimento reformado brasileiro, e essa série de artigos sobre a inestimável contribuição desse homem é muito benvinda. Que Deus o abençoe por isso, Ir. Nélson!

    Vanderson M. da Silva.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário irmão Vanderson, concordo plenamente com você quanto aos benefícios da influência da teologia calvinista no desenvolvimento das nações e sobre a necessidade de sua redescoberta. É triste ver que ainda existem alguns homens que se levantam para dizer tolices do tipo: "Imagino uma Genebra brasileira e tremo."
    Deus o abençoe irmão.
    Nelson Ávila.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...