sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Qual Interpretação é a Correta?

Por R. C. Sproul1

Tradução: Nelson Ávila

Há tantas interpretações diferentes do que a Bíblia está dizendo. Como posso saber qual é a correta?

Este é um problema que aflige todos nós. Há algumas coisas teóricas que podemos dizer a respeito, mas eu preferiria gastar tempo na prática.

A Igreja Católica Romana acredita que uma função da igreja é ser a interprete autorizada da Escritura. Eles acreditam que não só temos uma Bíblia infalível, mas também temos uma interpretação infalível da Bíblia. Isto ameniza um pouco o problema, apesar de não eliminá-lo completamente. Você ainda tem aqueles de nós que têm que interpretar as infalíveis interpretações da Bíblia. Cedo ou tarde ela é resumida para aqueles de nós que não são infalíveis para colocá-la em ordem. Temos este dilema porque há inúmeras diferenças de interpretação entre o que os papas dizem e o que os concílios da igreja dizem, assim como existem inúmeras diferenças de interpretação acerca do que a Bíblia diz.

Algumas pessoas quase em desespero dizem que “se os teólogos não podem concordar sobre isto, como posso eu, um simples cristão, ser capaz de entender quem está dizendo a verdade?”

Encontramos estas mesmas diferenças de opinião na medicina. Um médico diz que você precisa de uma cirurgia e o outro diz que você não precisa. Como descobrirei qual médico está me dizendo a verdade? Neste momento, eu estou apostando minha vida naquele médico em quem confio. É incômodo ter experts discordando sobre questões importantes, e estas questões de interpretação bíblica são muito mais importantes do que se eu preciso ou não de meu apêndice. O que você faz quando tem um caso como esse de variação de opiniões apresentadas por médicos? Você vai a um terceiro médico. Você tenta investigar, tenta olhar suas credenciais para ver quem tem a melhor formação, quem é o médico mais confiável; então você ouve o caso que o médico apresenta sobre a posição dele e julga a respeito de qual você está persuadido de ser mais convincente. Eu diria que a mesma coisa acontece com as diferenças de interpretação.

A primeira coisa que eu quero saber é Quem está interpretando? Ele é instruído? Ligo a televisão e vejo todo tipo de ensino sendo apresentado por tele-pregadores que, francamente, não possuem formação em técnicas teológicas ou estudos bíblicos. Eles não têm qualificações acadêmicas. Eu sei que pessoas sem qualificações acadêmicas podem ter uma boa interpretação da Bíblia, mas eles não estão propensos a ser tão acurados como aqueles que gastaram anos e anos de cuidadosa investigação e instrução disciplinada para lidar com as difíceis questões da interpretação bíblica.

A Bíblia é um livro aberto para todos, e todos têm uma boa oportunidade de abordá-la com o que quer que desejem encontrar nela. Temos que ver as credenciais dos professores. Não só isso, mas nós não queremos depender da opinião de uma única pessoa apenas. É por isso que quando se trata de uma interpretação bíblica, eu freqüentemente aconselho as pessoas a verificar tantas boas fontes quanto elas possam, e não apenas fontes contemporâneas, mas as grandes mentes, as reconhecidas mentes da história do cristianismo. É incrível para mim a tremenda quantidade de concordância que há entre Agostinho, Aquino, Anselmo, Lutero, Calvino e Edwards — os reconhecidos titãs da história da igreja. Eu sempre os consulto porque são os melhores. Se você quer saber alguma coisa, vá aos profissionais.

1 Disponível originalmente in: nhttp://www.ligonier.org/blog/which-interpretation-right/ , acessado em 25 de fevereiro de 2011, as 17hs20min.

2 comentários:

  1. "É incrível para mim a tremenda quantidade de concordância que há entre Agostinho, Aquino, Anselmo, Lutero, Calvino e Edwards — os reconhecidos titãs da história da igreja. Eu sempre os consulto porque são os melhores".

    Pois é, taí uma coisa que eu sempre reparei: há muito mais concordância do que divergência entre aqueles homens tão grandemente usados por Deus para instruir a Igreja ao longo da história. Um dos artifícios do catolicismo sempre foi o de exagerar bastante as divisões no seio do protestantismo, para desacreditá-lo, mas o fato é que nesse há muito mais concórdia que desarmonia no que diz respeito às verdades bíblicas. Que há grupos heréticos em nosso meio, há, mas todos esses, explícita ou implicitamente, abandonaram o 'Sola Scriptura' da Reforma -- o que, longe de desmentir, serve para corroborar ainda mais a nossa posição de que só pode haver genuína união onde a Bíblia tem sua autoridade devidamente reconhecida.

    Parabéns por mais esse texto traduzido, Ir. Nelson!

    Vanderson M. da Silva.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado irmão Vanderson, que Deus possa me dar graça para que tais traduções falem aos corações dos homens e o nome de Cristo seja glorificado.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...